O cenário econômico atual se apresenta como um grande desafio para as empresas. Isso porque muitos especialistas acreditam que a crise que vivemos será longa, podendo até piorar. E independentemente do que o futuro nos reserva, o fato é que as empresas querem se manter no mercado, continuando a conquistar novos clientes e fechar negócios. Enxugar os custos neste momento delicado pode ser uma boa saída para a crise, mas, infelizmente, muitas empresas acabam diminuindo seu investimento em marketing. Será que isso é uma boa estratégia?
Por que as empresas deixam de investir em marketing durante a crise?
Muitas empresas ainda enxergam as ações de marketing como uma “despesa”, ou “custo” que serve apenas para simplesmente agradar os clientes promover a marca, sem ligação com um retorno direto.
O maior erro nessa concepção é que o marketing não é um custo, mas sim um investimento que é capaz de gerar resultados imediatos e também no longo prazo para sua empresa. Dentre os objetivos de qualquer ação de marketing está o de gerar vendas através da conquista e fidelização dos clientes, permitindo a manutenção e o crescimento da empresa, a custo, médio e longo prazo.
O marketing deve ser estratégico, com objetivos claros e métricas que permitam a mensuração de todos os resultados, assim cada ação deve ser vinculada a um retorno claro para a empresa, de forma que esse investimento destaque a empresa frente a outras que tratam o marketing apenas como uma conta a mais.
Como o marketing digital pode ajudar sua empresa durante a crise?
São vários os motivos para que sua empresa continue a investir em marketing digital durante a crise. Confira alguns deles:
Esteja no lugar certo
O marketing digital pode ser uma excelente ferramenta para fazer com que sua empresa esteja disponível para seu cliente no momento que ele procura por seu produto. Investindo em ações bem planejadas de presença digital (redes sociais, buscadores, mobile, site com design responsivo, anúncios, blogs, entre outros) você garante que sua empresa esteja visível ao alcance do seu potencial cliente para concretizar uma venda. Tenha certeza de que, mesmo em tempos de crise, há pessoas interessadas em seu produto ou serviço e para alcançar estas pessoas você deve estar presente onde seu público se encontra e quando ela buscar por aquilo que sua empresa tem a oferecer.
Evidencie sua marca com o marketing de conteúdo
Essa estratégia auxilia sua empresa a ficar em evidência por meio de conteúdos que agreguem valor ao dia a dia das pessoas com o intuito de informar, entreter, ensinar e solucionar problemas. A criação de conteúdo inteligente com uma linguagem adequada, clareza, objetividade, escolha assertiva da rede para divulgação transforma essa estratégia em relacionamento, criando uma percepção positiva do público a respeito da sua marca tornando possível atrair, reter e fidelizar seus clientes.
Use o Big Data para melhorar a experiência do seu consumidor
Hoje é possível adquirir informações sobre seus clientes por meio das redes sociais, pesquisas de mercado, blogs e utilizá-las para aprimorar a experiência com sua marca, agregando valor ao seu negócio e ganhando vantagem competitiva em seu setor. O trabalho eficaz com os dados pode trazer insights, acesso de forma antecipada a tendências futuras de mercado, melhorar o nível do serviço oferecido, desenvolver novos produtos baseados nas expectativas dos consumidores, reduzir custos com procedimentos desnecessários e gerar novas vendas.
Você pode medir tudo em tempo real
Uma grande vantagem das ações promocionais nos meios digitais é que tudo pode ser medido. Você é capaz de identificar quais ações geram mais resultados e, consequentemente, mais vendas para seu negócio. Além disso, você será capaz de corrigir ações que não estejam gerando o retorno desejado. Tudo isso em tempo real, sem ter de esperar o pior acontecer e se encontrar em uma situação irreversível para realizar as mudanças necessárias.
É mais acessível do que o marketing tradicional
As ações de marketing tradicional, como os comerciais de rádio e TV, produzem bons resultados, porém exigem um investimento tão alto que, principalmente para as pequenas e médias empresas, chega a ser proibitivo. Além disso, estas ações podem não ser tão eficientes, uma vez que atingem um grande número de pessoas que não se interessam por seu produto ou serviço. Os investimentos em marketing digital são bem menores e permitem que sua empresa alcance seu público-alvo de forma mais assertiva e sem perder o foco com quem não é seu público, independentemente do tamanho de sua empresa.
O seu concorrente está investindo em marketing digital
Faça agora mesmo uma busca no Google por seu produto ou serviço e confira se seu concorrente já está investindo em marketing digital, mesmo neste período de crise. Deixando de investir em marketing digital você está facilitando o trabalho dele, perdendo clientes importantes e, com eles, perdendo dinheiro.
Fonte: Portal Administradores