Giba Design, Web Design & Marketing Digital

Segurança na Web

Por que usar o HTTPS?

Por:

Kayce Basques

Technical Writer for Chrome DevTools

Você sempre deve proteger todos os sites com HTTPS, mesmo que eles não lidem com comunicações sigilosas. Além de fornecer segurança e integridade de dados fundamentais para o seu site e as informações pessoais dos seus usuários, o HTTPS é uma exigência de muitos recursos dos novos navegadores, especialmente dos necessários para os aplicativos web progressivos.

TL;DR

Os intrusos, tanto malignos quanto benignos, exploram todos os recursos não protegidos que existirem entre o seu site e os usuários. Muitos intrusos ficam de olho na combinação de comportamento dos usuários para identificá-los. O HTTPS não apenas bloqueia o uso mal intencionado do seu site. Ele é uma exigência de muitos dos recursos mais modernos, além de ser uma tecnologia que dá novas possibilidades para recursos inspirados nos aplicativos, como os service workers.

O HTTPS protege a integridade do seu website

O HTTPS ajuda a evitar que intrusos adulterem as comunicações entre os websites e os navegadores dos usuários. Os intrusos incluem invasores intencionalmente maliciosos e empresas legítimas, mas intrusivas, como ISPs ou hotéis que incluem anúncios nas páginas.

Os intrusos exploram comunicações desprotegidas para convencer usuários a fornecer informações confidenciais, instalar malware ou inserir sua própria publicidade nos recursos do usuário. Por exemplo, alguns terceiros injetam em sites publicidade que possivelmente prejudica a experiência do usuário e cria vulnerabilidades de segurança.

Os intrusos exploram todos os recursos desprotegidos em trânsito entre o website e seus usuários. Imagens, cookies, scripts, HTML... tudo isso pode ser explorado. As invasões podem ocorrer em qualquer ponto da rede, inclusive na máquina do usuário, em um ponto de acesso de Wi-Fi ou em um ISP comprometido, entre outros.

O HTTPS protege a privacidade e a segurança de seus usuários

O HTTPS impede que os intrusos possam interceptar passivamente a comunicação entre sites e usuários.

Um equívoco muito comum sobre o HTTPS é acreditar que os únicos sites que precisam de HTTPS são os que processam comunicações sigilosas. Toda solicitação HTTP desprotegida tem o potencial de revelar informações sobre comportamentos e identidades de usuários. Embora um único acesso a um site desprotegido possa parecer inofensivo, alguns intrusos examinam as atividades de navegação combinadas dos usuários para deduzir comportamentos e intenções e quebrar o anonimato de suas identidades. Por exemplo, funcionários podem revelar acidentalmente condições de saúde confidenciais a seus empregadores simplesmente lendo artigos médicos desprotegidos.

O HTTPS é o futuro da Web

Ações inovadoras e avançadas da web, como tirar fotos ou gravar áudio com getUserMedia(), permitir experiências off-line como a dos aplicativos com os service workers ou criar aplicativos progressivos, exigem permissão explícita do usuário antes de serem executadas. Muitas APIs antigas também estão sendo atualizadas para exigir permissão para serem executadas, como a geolocation API. O HTTPS é um componente essencial dos fluxos de trabalho de permissão, tanto para esses novos recursos quanto para as APIs atualizadas.